sexta-feira, 16 de agosto de 2019




Dissertação apresentada para obtenção do Título de Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano:  Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté. Área de Concentração: Inclusão e Diversidade Sociocultural.


Orientadora: Profª Dra Marilza Terezinha Soares de Souza


AS CONCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO DO VALE DO PARAÍBA



https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mpe/a/Sebastiao-Raimundo-Campos.pdf


RESUMO

O direito às oportunidades educacionais é uma questão amplamente reconhecida na legislação nacional e a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional reforça a conquista do direito de todos à cidadania. Este estudo teve como objetivo analisar as concepções atribuídas por 05 professores, 02 estudantes com deficiências e 02 familiares sobre a inclusão escolar. Visou identificar crenças e valores dos participantes relacionados à temática, a fim de compreender as propostas para a melhoria do processo da inclusão escolar, em uma Instituição de Ensino Profissional e Tecnológico da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista.  Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória interpretativa, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas baseadas em roteiros semiestruturados para professores, estudantes com deficiências e seus familiares. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin. Como resultados os professores apontaram a equidade e a ação docente como fatores-chave para o êxito da inclusão; já os estudantes e seus  familiares relataram que suas relações sociais foram marcadas pelas dificuldades decorrentes da deficiência, todavia foram superadas por meio de estratégias pessoais e pela busca de apoios necessários para sua integração no ambiente escolar. Observou-se que a motivação pessoal dos estudantes com deficiência e de seus familiares foram suportadas pela religiosidade e pela valorização de si próprios para superar as adversidades, considerando a importância da educação na vida deles. A ação docente consistiu na busca da equidade, de modo a promover a participação de todos os estudantes nas atividades. Constatou-se que o processo de inclusão pode ser aprimorado por meio da adoção de medidas educacionais de aproximação e da participação efetiva das famílias na Unidade Escolar. Além disso é relevante cuidar da formação inicial e continuada dos professores bem como da estrutura escolar material e humana para fomentar a cultura inclusiva.

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Pessoa com deficiência. Educação profissional e tecnológica.  Comunidade escolar.






4 comentários:

  1. Our Father, Who art in heaven, hallowed be Thy name; Thy kingdom come; Thy will be done on earth as it is in heaven. Give us this day our daily bread; and forgive us our trespasses as we forgive those who trespass against us; and lead us not into temptation, but deliver us from evil.

    ResponderExcluir
  2. Hail Mary, full of grace, the Lord is with thee; blessed art thou amongst women, and blessed is the fruit of thy womb, Jesus. Holy Mary, Mother of God, pray for us sinners, now and at the hour of our death. Amen." Holy Mary, Mother of God, pray for us sinners.

    ResponderExcluir
  3. IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica – CONEPT. Araraquara - Setembro de 2018


    Inclusão escolar da pessoa com deficiência e a questão da acessibilidade e da universalização: um mosaico de perspectivas e concepções a partir do estado da arte.
    http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conept/iv-conept/paper/view/4195

    ResponderExcluir
  4. AS CONCEPÇÕES DA INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DO VALE DO PARAÍBA
    Sebastião Raimundo Campos*
    Profª Drª Marilza Terezinha Souza Soares

    https://www.cicted.com.br/certificados2018/util/process.php
    http://www.unitau.br/files/arquivos/category_154/MIPG_1544528388.pdf

    ResponderExcluir