Dissertação apresentada para
obtenção do Título de Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação e
Desenvolvimento Humano: Formação,
Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté. Área de Concentração:
Inclusão e Diversidade Sociocultural.
Orientadora:
Profª Dra Marilza Terezinha Soares de Souza
AS CONCEPÇÕES
SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL
DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO DO VALE DO PARAÍBA
https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mpe/a/Sebastiao-Raimundo-Campos.pdf
RESUMO
O direito às oportunidades educacionais é uma
questão amplamente reconhecida na legislação nacional e a inclusão da pessoa
com deficiência na educação profissional reforça a conquista do direito de
todos à cidadania. Este estudo teve como objetivo analisar as concepções
atribuídas por 05 professores, 02 estudantes com deficiências e 02 familiares
sobre a inclusão escolar. Visou identificar crenças e valores dos participantes
relacionados à temática, a fim de compreender as propostas para a melhoria do
processo da inclusão escolar, em
uma Instituição de Ensino Profissional e Tecnológico da Região Metropolitana do
Vale do Paraíba Paulista. Para isso,
realizou-se uma pesquisa exploratória interpretativa, com abordagem qualitativa
por meio de entrevistas baseadas em roteiros semiestruturados para professores,
estudantes com deficiências e seus familiares. A análise dos dados foi
realizada por meio da Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin. Como
resultados os professores apontaram a equidade e a ação docente como fatores-chave
para o êxito da inclusão; já os estudantes e seus familiares relataram que suas relações
sociais foram marcadas pelas dificuldades decorrentes da deficiência, todavia
foram superadas por meio de estratégias pessoais e pela busca de apoios
necessários para sua integração no ambiente escolar. Observou-se que a
motivação pessoal dos estudantes com deficiência e de seus familiares foram
suportadas pela religiosidade e pela valorização de si próprios para superar as
adversidades, considerando a importância da educação na vida deles. A ação
docente consistiu na busca da equidade, de modo a promover a participação de
todos os estudantes nas atividades. Constatou-se
que o processo de inclusão pode ser aprimorado por meio da adoção de medidas
educacionais de aproximação e da participação efetiva das famílias na Unidade
Escolar. Além disso é relevante cuidar da formação inicial e continuada dos
professores bem como da estrutura escolar material e humana para fomentar a
cultura inclusiva.
Palavras-chave: Inclusão Escolar. Pessoa com deficiência. Educação
profissional e tecnológica. Comunidade
escolar.
Our Father, Who art in heaven, hallowed be Thy name; Thy kingdom come; Thy will be done on earth as it is in heaven. Give us this day our daily bread; and forgive us our trespasses as we forgive those who trespass against us; and lead us not into temptation, but deliver us from evil.
ResponderExcluirHail Mary, full of grace, the Lord is with thee; blessed art thou amongst women, and blessed is the fruit of thy womb, Jesus. Holy Mary, Mother of God, pray for us sinners, now and at the hour of our death. Amen." Holy Mary, Mother of God, pray for us sinners.
ResponderExcluirIV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica – CONEPT. Araraquara - Setembro de 2018
ResponderExcluirInclusão escolar da pessoa com deficiência e a questão da acessibilidade e da universalização: um mosaico de perspectivas e concepções a partir do estado da arte.
http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conept/iv-conept/paper/view/4195
AS CONCEPÇÕES DA INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA TÉCNICA DO VALE DO PARAÍBA
ResponderExcluirSebastião Raimundo Campos*
Profª Drª Marilza Terezinha Souza Soares
https://www.cicted.com.br/certificados2018/util/process.php
http://www.unitau.br/files/arquivos/category_154/MIPG_1544528388.pdf